Filtro de Daltonismo

Inovação

Inovar é encontrar soluções para pequenos ou grandes problemas. Não significa necessariamente “inventar a roda” ou ter uma ideia de cinco milhões de dólares a cada semana. Significa quebrar padrões. Encontrar novas maneiras de fazer algo que já é feito há muito tempo, sempre do mesmo jeito. É resolver problemas ou se antecipar a eles. É cuidar para que as organizações permaneçam competitivas, os negócios permaneçam vivos e o planeta mais sustentável. Antes, inovação nas empresas era algo voltado para fora, para a criação de novos produtos ou serviços. Hoje é parte integrante das organizações e ganhou um novo significado. Inovar é um modo de operar, de pensar e de estar no mundo (Esteves, S).

Mobilizar conhecimento é um processo pró-ativo que envolve esforços específicos para a construção de relações entre geradores de conhecimento e usuários de conhecimento. O conceito amplo de mobilização do conhecimento engloba uma variedade de estratégias, incluindo o PUSH PRODUTOR – onde os pesquisadores procuram compartilhar os seus conhecimentos com os usuários de conhecimento – o PULL DO USUÁRIO – onde os usuários do conhecimento procuram informações com os geradores de conhecimento, o intercâmbio de conhecimentos e a co-criação de conhecimento. Estas estratégias podem ser informais ou formais e podem ocorrer de diferentes formas e em muitos lugares.

Além disso, a internet se tornou o principal veículo através do qual o conhecimento técnico, tecnológico e científico é compartilhado, embora as conexões pessoais diretas entre as pessoas permaneçam como um poderoso meio de compartilhamento de conhecimentos. A INOVA PAULA SOUZA utiliza todas essas estratégias para promover a mobilidade do conhecimento existente no capital humano do Centro Paula Souza.

A rede INOVA PAULA SOUZA de inovação e empreendedorismo integrando seus 218, mais 64 núcleos locais de inovação em cada uma das unidades do Centro Paula Souza, já criam oportunidades relacionais em todas as regiões administrativas do estado de São Paulo para estimular de forma presencial ou virtual o PUSH PRODUTOR e o PULL DO USUÁRIO de conhecimento. Mas é através das redes temáticas INOVA PAULA SOUZA estruturadas em todos os eixos tecnológicos – que já integra o conjunto dos mais de 2.000 professores os quais possuem competências e interesse de colaborar com as empresas para o desenvolvimento de projetos inovativos e estratégicos, que o processo se efetiva. Desenvolvemos parcerias com a Desenvolve SP, o CIESP e a FAPESP, e já estamos atuando como potencial força contributiva para a mobilidade do conhecimento necessária para que o Centro Paula Souza contribua ainda mais para o desenvolvimento social e econômico que tanto desejamos para o estado de São Paulo.

Somado a isso, o capital humano presente no corpo discente do Centro Paula Souza – representado pelos seus mais de 300.000 estudantes de nível técnico e tecnológico, já estão contribuindo através do processo de transformar ideias em inovações encontrando soluções para problemas técnicos e/ou tecnológicos em forma de produtos, processos ou serviços que aprimorem a qualidade de vida das pessoas e criem empregos e renda em prol da sustentabilidade da sociedade paulista e brasileira.

Você tem uma ideia para o seu TCC e quer transforma-la em negócio? Então você está no lugar certo! Fale com o coordenador de projetos do INOVA na ETEC de Registro.